No primeiro trimestre reportado pela nova gestão da empresa, a CVC disse que aumentou suas vendas B2C e seu ‘take rate’ — no que o CEO Fabio Godinho disse ser um “reflexo direto” das medidas adotadas nos últimos cinco meses. Segundo a companhia, as reservas confirmadas do B2C subiram 10% no trimestre para R$ 1,3 bilhão, enquanto o take rate dessa vertical subiu de 11,1% para 14,7%.

No B2B, houve uma queda no volume de vendas, com as reservas confirmadas caindo 7%, mas o take rate também subiu, de 5,8% para 6,1%. No consolidado da empresa, as reservas confirmadas caíram 4,3% na comparação anual, prejudicadas também por uma queda nas reservas da Argentina, mas o take rate foi de 8% para 9,6%.

Godinho disse ao Brazil Journal que a alta no B2C teve a ver com uma melhora do ‘same-store sales’ das lojas físicas, impulsionada por uma mudança de mix — com a venda de produtos mais competitivos e com margens maiores. Já a retração no B2B foi um efeito do descontinuamento da venda de passagens para as empresas de milhas (como Maxmilhas e Hot Milhas), bem como do cancelamento de alguns contratos que tinham um take rate muito baixo.

“Na Rexturadvance tínhamos diversos clientes operando com take rate abaixo de 3%, 2%,” disse o CEO. “Sentamos com esses clientes para renegociar as condições. Quem não topou, cancelamos.” Segundo ele, esse efeito — de queda de volume e melhora do take rate do B2B — deve continuar nos próximos trimestres.

A melhora do take rate da companhia levou a um aumento do EBITDA e uma melhora no bottom line. O EBITDA ajustado — que exclui o impairment de um ágio da aquisição da Submarino — foi de R$ 96,7 milhões, uma alta de 36%. Esse impairment gerou despesas não-recorrentes e sem efeito-caixa de R$ 77 milhões no trimestre.

O lucro líquido ajustado — que além do impairment do ágio exclui a marcação a mercado dos bônus de subscrição que a empresa emitiu no follow-on, e a baixa de um imposto diferido — foi de R$ 36,3 milhões. Sem esses ajustes, a CVC teria dado um prejuízo líquido de R$ 87 milhões, 16% superior ao mesmo período do ano anterior.

Entre em Contato

Jornalista, para entrar em contato com a nossa equipe de Comunicação, envie um e-mail com a solicitação e seus contatos para

Imprensa@cvccorp.com.br

Galeria de Fotos para Imprensa

Acesse a galeria de fotos