Um dos maiores desafios dos CEOs e diretores executivos de grandes empresas é descentralizar. Em uma empresa como a CVC Corp, considerada a maior operadora de Turismo da América Latina, essa missão nem sempre é tão simples e fácil. Ainda mais quando se trata de uma nova administração.
Quando a gestão do CEO Fabio Godinho começou, em junho de 2023, a CVC Corp precisava se reestruturar. Era um momento delicado para a companhia, que estava afastada do trade, dos agentes de viagens e dos próprios franqueados. Um dos motes de Godinho desde sua chegada era de “trazer a velha CVC de volta ao mercado”.
“A CVC voltou”. “A CVC está de volta”. “A CVC voltou a ser o que era”. Quem não vem escutando essas frases nos corredores de feiras e eventos nos últimos meses? De acordo com Godinho, a CVC vai voltar com tudo mesmo em 2025, repleta de novidades e projetos
Em sua terceira passagem pela CVC Corp, Fabio Godinho está perto de completar um ano e meio como CEO. Neste tempo, reorganizou a casa, desistiu de unir as marcas B2B numa única unidade de negócio, recontratou aqueles que conheciam a CVC na palma da mão e começou a focar em estratégias que envolvem abertura de lojas da CVC e a reformulação de pontos que passam pelo Figital e pela ressurreição de marcas que estavam praticamente esquecidas.
Hoje, quase 18 meses depois, Godinho está mais leve, mais feliz e com sentimento de dever cumprido. Não que ele esteja saindo, muito pelo contrário, mas se preparando para a terceira fase de sua gestão, que passa a focar no que mais interessa para os acionistas, franqueados e agentes de viagens: mais vendas e produtos exclusivos.
A decisão de Fabio Godinho de lançar um novo organograma da CVC Corp está diretamente ligada à esta terceira fase que está apenas começando. Ele sabe que o sucesso de uma gestão depende de uma equipe por trás. E é essa equipe que ele está apostando todas as fichas para 2025.
Com seus novos vice-presidentes, Godinho consegue descentralizar a gestão e focar em pontos que são de maior importância para 2025: vendas, tecnologia e produtos exclusivos. Ao Portal PANROTAS, Godinho detalhou todos os acertos e fases de sua gestão para chegar em 2025 pronta para alçar voos cada vez mais altos.
“A CVC é muito dinâmica e chega agora na terceira fase desta atual gestão. A primeira fase foi chamada de ‘Back to the Basics’, que foi o momento de devolver à empresa um patamar financeiro sustentável, crescimento em vendas, corte de custos e geração de EBTIDA e caixa. A segunda fase foi chamada de ‘Foundations’, que foi todo o reforço nas fundações da nossa estrutura profissional, com uma equipe sólida, focada na construção a longo prazo. E agora chegamos à esta terceira fase, chamada de Projeto 100, que vai durar os próximos três anos e será palco da nova visão da companhia para todas as suas empresas”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Primeira fase: Back to the Basics
Dia 2 de junho de 2023, 20h22 no horário de Brasília. O Portal PANROTAS anunciava “Fábio Godinho, ex-GJP Hotels, é o novo CEO da CVC Corp“. Na época, a empresa apostava em um profissional com experiência em Turismo e que já tinha três passagens pela CVC Corp. A nomeação veio em paralelo à volta da família Paulus, do fundador da CVC, Guilherme Paulus, ao grupo.
Pois bem. Neste primeiro momento, Godinho tinha que arrumar a casa. O “Back to the Basics” foi justamente o primeiro passo de sua gestão para que a empresa voltasse a um patamar financeiro sustentável, a registrar alta nas vendas, cortasse custos e gerasse EBTIDA e caixa. Deu certo!
“Começamos esta primeira parte da gestão em 2023, que continuou em 2024, com melhorias operacionais e financeiras que refletem os resultados de um terceiro trimestre maravilhoso agora em 2024”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Segunda fase: Foundations
O Back to the Basics continuou em 2024 até dar vez à segunda fase da gestão Godinho & Paulus: a Foundations. Em tradução livre, “Fundações”. Era justamente isso que a CVC precisava após se reorganizar. É como um prédio: quanto mais alto, maior tem que ser a estrutura por detrás, com suas fundações devidamente reforçadas.
“Tivemos um ano de melhorias financeiras continuas, um terceiro trimestre maravilhoso, mas também começamos a planejar o futuro. O projeto ‘Foundations’ chegou justamente para preparar a estrutura da CVC para suas ambições. Ao pensar em longo prazo, precisamos aumentar a estrutura e reforçar as fundações, justamente para que fiquem bem sólidas e assim possamos pensar a longo prazo”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Entre as “fundações bem sólidas” citadas por Godinho, está o lançamento de novos modelos de loja, recorde de abertura de franquias, investida no modelo figital (digital + físico), maior penetração no interior do Brasil, incremento de produtos exclusivos e lançamento de novas formas de pagamento.
“Não é disrupção, é evolução do nosso modelo de negócios. Ninguém nunca vai deixar de saber de onde viemos. A CVC é uma empresa que tem Turismo como DNA, que nunca vai esquecer de suas origens. No entanto, a evolução do modelo de negócios é necessária. Nenhuma empresa fica 50 anos sem mudar, e com a CVC não é diferente. A segunda fase, chamada de Foundations, plantou justamente essa semente”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Terceira fase: Projeto 100
O plano estratégico da CVC Operadora, com mais de 100 projetos para os próximos três anos, está pronto, como você viu aqui no Portal PANROTAS. O Conselho Executivo da CVC Corp já definiu os pilares da operadora até 2027, no que Fábio Godinho, CEO da companhia, chama de terceira fase da CVC Corp.
“Hoje temos fundações bem sólidas, geração de caixa, crescimento de lojas e vendas, reestruturação do B2B, do B2C e do mercado da Argentina, reduzimos a dívida, injetamos R$ 800 milhões, ou seja, a saúde financeira da CVC Corp está resolvida e já tem os pilares para o futuro que entra numa nova fase”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Esta fase, como Godinho mesmo já compartilhou com a PANROTAS, é o Projeto 100, que durará até 2027, com um novo olhar para a companhia. Isso passa pelo NOVO ORGANOGRAMA da companhia, além de toda a reformulação do B2C, da atuação na Argentina e do roll-out para outras empresas do B2B.
“Nossa visão é de longo prazo. Antes, a empresa estava numa fase de ‘turn around’, de projetos básicos para iniciar sua reestruturação, com decisões centralizadas no CEO. Eu sempre quis participar, mas acaba ocorrendo uma centralização em determinado momento, algo que não dura para sempre. Com o novo organograma, passo a ter uma visão mais horizontal da companhia, a medida que a CVC já sabe o caminho dela”, disse o CEO.
Segundo Godinho, não é preciso mais definir estratégias, a empresa está 100% financeiramente, já encontrou o caminho de abertura de lojas, já acelerou formas de financiamento, já introduziu o modelo figital e já voltou ao interior do País. O que falta agora? Verticalização da gestão.
“Já encontramos estratégias, aceleramos as formas de financiamento, investimos no modelo figital e hoje a empresa está 100% financeiramente saudável. Agora, chegou a hora de verticalizar esta gestão, com aprofundamento e um foco ainda maior em cada vertical que atuamos. Nesta nova era, eu estarei muito mais focado em vendas, em produtos e tecnologia, enquanto passamos a contar com uma nova estrutura, pronta e com seus vice-presidentes, para liderar outras áreas da empresa”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Bônus
- Godinho informou que a CVC Corp reduziu em mais de 50% os processos que recebia, isso mesmo crescendo em lojas e vendas. Segundo o CEO, isso faz parte da revolução jurídica e de parte do compliance da empresa. “É menos da metade dos processos que tínhamos um ano atrás”, disse.
- O foco agora é nas áreas de negócios da CVC, como B2B, B2C, Argentina e parte financeira, mas Godinho reconhece que precisa de alguém para dar atenção às outras áreas. É o caso, por exemplo, do bem-estar dos profissionais. É por isso que vem aí o programa Fluir que, segundo Godinho, vai ser uma revolução dentro do setor por ser completo, extenso e cuidar do bem estar físico e emocional dos colaboradores.
- O pós-venda é tão fundamental como a própria venda. E esse ponto também ganhará melhorias ao longo dos anos. “São 52 anos de história sem deixar um passageiro desassistido”, finalizou o CEO da CVC Corp.