Em um momento de retomada do setor de turismo aos níveis pré-pandemia, o grupo de viagens CVC Corp registrou crescimento de 44% em reservas confirmadas no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, superando a marca dos R$ 4 bilhões. Na rede de lojas físicas, o aumento no B2C foi de 73%. Desse total, e após os investimentos recentes da holding em tecnologia e digitalização das vendas, mais da metade desses atendimentos foram realizados com o apoio de ferramentas digitais.

As Reservas Consumidas, por sua vez, aumentaram 33%. O resultado se deve especialmente à procura por destinos internacionais e à excelente temporada de cruzeiros, que avançou 800% no período – sendo que cerca de 20% a 25% dos passageiros embarcados no trimestre pelo setor, no território brasileiro, foram clientes das marcas do grupo CVC Corp.

No campo operacional, a companhia avançou em seu programa de eficiência operacional, que foca na racionalização de estruturas e processos, com consequente redução de despesas, sendo que no início do ano foram realizados ajustes nas estruturas gerenciais. O programa seguirá ao longo de 2023, focado principalmente em processos, gestão de despesas e aumento da rentabilidade. As Despesas Gerais e Administrativas ficaram praticamente estáveis se comparadas às do 1T22, decorrentes do maior controle de despesas.

O prejuízo líquido registrou queda de 23,3% – ou seja, R$ 128 milhões ante os R$ 166 milhões apurados no 1T22. O EBITDA ajustado, por sua vez, somou R$ 25,5 milhões, um crescimento de 103%. Já a receita líquida avançou 0,9%, chegando a R$ 295,5 milhões, o take rate foi de 7,4%, que refletiu o embarque de cerca de metade das reservas realizadas no final de semana da Black Friday.

“Temos reportado melhor controle de despesas há alguns trimestres. Seguimos empenhados na racionalização de despesas com vistas à excelência operacional, através de um amplo redesenho de processos que se estenderá por todo o ano de 2023, valendo-se de investimentos já realizados em períodos passados e que conta com auxílio de consultoria externa, focando em revisão de atividades operacionais e uso da capacidade instalada de inovação”, explica Leonel Andrade, CEO do grupo CVC Corp.

Transformação digital – Em linha com o Plano de Investimento anteriormente anunciado, em 2023 os agentes multimarcas do B2B passaram a utilizar a plataforma Atlas, que já atende todo o B2C, como um novo portal de vendas para lazer, já tendo entrado também em operação esse ano nos negócios B2B, em que o grupo atua na distribuição e venda de produtos para mais de 8 mil agentes independentes. O sistema possui melhor desempenho e maior oferta de produtos, possibilitando vendas mais assertivas aos agentes de viagens. Adicionalmente, ao longo do ano haverá melhorias operacionais e de back-office. No B2C, a CVC Corp segue em um contínuo trabalho de aperfeiçoamento da gestão de informações por meio de datalake e CRM, que atualmente conta com mais de 34 milhões de clientes cadastrados e está integrado com o Atlas e todos os canais de venda (website, loja e app).

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