São Paulo — De olho no calendário de 2023, ano recorde de feriados prolongados, a CVC (CVCB3), maior operadora de turismo do país, planeja formatar pacotes de viagens com duração semanal, adaptadas às datas das semanas mais curtas de trabalho, a fim de estimular clientes a fecharem negócios.
Em entrevista à Bloomberg Línea, o CEO da companhia, Leonel Andrade, conta que essa estratégia vai focar principalmente em destinos domésticos. “2023 será um ano recorde de feriadões. Temos de aproveitar esse momento com pacotes semanais de curta temporada”, disse o executivo, animado com a forte retomada do mercado de viagens neste ano.
No terceiro trimestre, a CVC conseguiu melhorar seu desempenho operacional, entregando uma geração de caixa medida pelo Ebitda de R$ 72 milhões, um recorde desde o início da pandemia, em março de 2020. Desde o ano da crise sanitária mundial, que deixou os aviões no chão, a companhia diz ter investido mais de R$ 300 milhões em tecnologia, sendo R$ 166 milhões nos nove primeiros meses deste ano. “2022 foi o ano de maior investimento da história da CVC Corp”, diz o CEO.
O Bank of America destacou, em relatório, o crescimento de 34,7% do total de reservas da companhia em 12 meses, com o mercado doméstico atingindo 73% do nível do terceiro trimestre de 2019 e o internacional alcançando 63% do patamar desse período anterior à pandemia.
Os analistas Robert Aguilar, Melissa Byun e Vinicius Pretto apontaram ainda que o prejuízo líquido da companhia caiu de R$ 94,8 milhões no segundo trimestre para R$ 75 milhões no terceiro, mas a dívida líquida subiu de R$ 861,4 milhões para R$ 1,045 bilhão em três meses. O banco norte-americano manteve a recomendação neutra para a ação da CVC.
O CFO da CVC, Marcelo Kopel, disse à Bloomberg Línea que a companhia vai buscar alongar o prazo de sua dívida, provavelmente com uma emissão de debêntures. “A companhia está se tornando mais eficiente. A nossa expectativa é continuar crescendo a geração de caixa”, disse Kopel.
Já o CEO afirmou que a dívida da CVC é compatível com o tamanho da companhia. “Vendemos R$ 4,2 bilhões no trimestre, um recorde, um crescimento muito expressivo de mais de 60% em relação ao mesmo período de 2021, o que mostra a recuperação do setor e o protagonismo da CVC Corp nessa retomada”, disse Andrade.
A operação da CVC na Argentina também contribuiu positivamente para o resultado geral do 3º trimestre, com o impulso da retomada das viagens internacionais e também pelas férias escolares no Brasil e na Argentina em julho.
“Os argentinos viajam mais que os brasileiros, mas demoraram a retomada devido às restrições à mobilidade que só foram retiradas depois que o Brasil. As classes sociais de renda elevada da Argentina têm dólares e viajam muito. Fizemos nosso dever de casa também: unificamos nossa operação lá, não temos mais sócios. Hoje há apenas uma diretora geral, uma gestão unificada que se reporta a nós”, disse o CEO.
O desempenho dos embarques B2C da CVC no Brasil cresceu 53,9% em 12 meses, enquanto na Argentina, o incremento anual foi da ordem de 227%.
Os planos da CVC incluem reforçar sua presença no ambiente digital, após a integração de sua plataforma das lojas físicas com a internet. Em setembro, a companhia anunciou a intenção de compra da Ōner Travel, startup exclusiva para empreendedores digitais, que vendem viagens via social e-commerce (redes sociais), com previsão de conclusão do processo neste mês.
O Brasil terá pelo menos nove feriadões em 2023, tornando a semana útil de trabalho mais curtas em abril (dia 7, sexta-feira da Paixão de Cristo, dia 21, sexta-feira de Tiradentes), em maio (dia 1º, segunda-feira, Dia do Trabalho), em junho (dia 8, quinta-feira, Corpus Christi), em setembro (dia 7, quinta-feira, Independência), em outubro (dia 12, quinta-feira, Nossa Senhora Aparecida), em novembro (dia 2, quinta-feira, Finados, dia 15, quarta-feira, Proclamação da República) e dezembro (dia 25, segunda-feira, Natal).
Além dessas datas de alcance nacional, há ainda folgas facultativas ou obrigatórias em feriados municipais e estaduais.
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