Otimista com a retomada da demanda por viagens em 2023, Leonel Andrade, CEO da CVC Corp (CVCB3), disse não ter “nenhuma dúvida de que este ano será de vendas agressivas e crescentes, com redução de custos”. Em entrevista ao InfoMoney, o executivo comentou o acordo que chegou com debenturistas neste mês sobre os principais termos e condições de reperfilamento dos títulos de dívida da companhia.

A empresa possui um histórico de aquisições grande no pré-pandemia, com amortizações que vão até 2024. Por isso, além da restruturação da dívida, a CVC também busca promover, desde 2021, um plano de corte de custos e uma integração dessas empresas que foram compradas, com readequação de processos e fim de cargos duplicados — a intenção é ganhar eficiência reduzindo gastos.

“A CVC é uma empresa que está em busca de melhor eficiência. É uma companhia que juntou dez empresas em quase cinco anos e que não fez nenhum esforço até a nossa chegada [em 2020] de integração desses negócios. É como se fossem dez companhias diferentes debaixo de um único guarda-chuvas. Algumas companhias, inclusive, fazendo a mesma coisa, competindo entre si. O que nós fizemos desde 2021, porque 2020 foi um ano de sobrevivência, a gente começou investimentos em processos e integração dos negócios”, disse Andrade.

“E aí você tem um pico de custos, que já está dado, que já aconteceu, e agora a gente tem um trabalho imenso que já está sendo concretizado de integração, de revisão de processos, de eliminação de funções duplicadas, de automação, e isso vai trazendo frutos cada vez melhores. Eu não tenho nenhuma dúvida de que o ano de 2023 vai ser marcado por duas questões muito fortes: vendas agressivas e crescentes; e redução de custos na companhia, ou melhor dizendo, uma grande alavancagem de eficiência operacional”, completou o CEO.

Ele participou do Por Dentro dos Resultados, projeto no qual o InfoMoney entrevista CEOs e diretores de importantes companhias de capital aberto, no Brasil ou no exterior. Os executivos falam sobre o balanço do quarto trimestre e ano fechado de 2022 e sobre perspectivas. Para acompanhar todas as entrevistas da série, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

Segundo Andrade, em nenhum momento a CVC ficou sem opção de crédito, uma vez que nunca deixou de honrar seus compromissos financeiros. Ele falou sobre o aumento de capital previsto no acordo fechado com os debenturistas e sobre como ele enxerga possibilidade de alavancar as vendas do grupo através da internet.

“Uma mudança de conceito e de cultura completa dentro da organização. A empresa sempre foi muito agressiva em vendas, baseada em distribuição e destinos, produtos. Mas foi ficando para trás ao longo do tempo em digitalização. Estamos correndo atrás. Começamos do zero e construímos do zero um relacionamento com clientes digitais. Hoje, nossa base já tem 35 milhões de pessoas”, disse.

“Criamos uma plataforma de front end única e interligada entre o mundo físico, que são as nossas mais de 1.100 lojas, e o mundo digital através de um aplicativo e da internet. (…) Todo nosso gap digital vai sendo tirado dia após dia. Se o cliente o cliente saiu da loja sem comprar, ele vai ser impactado pelo digital, por exemplo. É uma única plataforma para todos os clientes. Isso foi colocado no ar no último trimestre de 2022″, continuou o executivo.

Andrade disse que a mudança já surtiu efeito, com as vendas de janeiro tendo crescido 90% sobre o mesmo mês do ano passado. Nas lojas físicas apenas, o avanço foi de 132% em janeiro, na comparação anual. “A gente está muito entusiasmado com tudo o que foi construído e entramos na era digital, finalmente.”

O CEO falou ainda sobre a concorrência ter ganhado espaço com a ausência da CVC do mundo digital nos últimos anos, sobre a venda de cruzeiros crescendo em meio ao custo maior de passagens aéreas e hospedagens, sobre parcerias e produtos exclusivos, além de operações da CVC no exterior, quando a empresa pode voltar a ser lucrativa e quais são as práticas ESG (meio ambiente, social e governança) dentro do grupo. Veja a entrevista completa no player acima, ou clique aqui.

Entre em Contato

Jornalista, para entrar em contato com a nossa equipe de Comunicação, envie um e-mail com a solicitação e seus contatos para

Imprensa@cvccorp.com.br

Galeria de Fotos para Imprensa

Acesse a galeria de fotos